Descubra Antônio Prado, a cidade mais italiana do Brasil

Descubra Antônio Prado, a cidade mais italiana do Brasil

Localizada no estado do Rio Grande do Sul, Antônio Prado possui o maior e o mais completo conjunto arquitetônico de colonização italiana no Brasil, com mais de 50 imóveis do centro urbano tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Outros imóveis na zona rural de Antônio Prado igualmente sobreviveram ao tempo e se revestem de grande valor histórico e arquitetônico, como marcos da colonização italiana no sul do Brasil.  Sendo cenário de “O Quatrilho”, o segundo filme brasileiro a ser indicado ao Oscar, algumas ruas da área central tiveram os paralelepípedos cobertos de terra e os postes de iluminação foram retirados para que fossem recriadas as ruas antigas da cidade.

Antônio Prado tem mais de um século de história preservados no museu, que apresenta o cotidiano dos imigrantes com centenas de peças em exposição. Em seu interior, mais de 500 objetos contam a história de um cotidiano de muito trabalho e singelas alegrias. Um dos lugares para se conhecer é a Cascatas da Usina com belíssimas quedas d’águas, onde o visitante pode apreciar as incríveis belezas naturais. Lá funciona um parque onde o turista pode contemplar lindas paisagens e tirar selfies únicas.

Recomendamos um rápida visita ao Centro Cultural Padre Schio (museu municipal e arquivo histórico). Neste espaço, encontra-se boa parte da história e das tradições de Antônio Prado, peças, objetos de grande significado artístico/cultural que retratam a identidade local.

Além dos imóveis, a cidade oferece ótimos restaurantes italianos com uma gastronomia que lembra a Itália. Isso mostra que o turismo do Rio Grande do Sul não se limita as cidades das serras, como Gramado e Canela. Visitar Antônio Prado é reconhecer e se identificar com o povo que formou e construiu o Brasil pelo sul. Roupas, arquitetura, religião, costumes, gastronomia e até uma maneira diferente de pronunciar a língua portuguesa fazem desse destino um local único.

Indo ao sul do Brasil não deixe de conhecer esse paraíso de arquitetura ítalo brasileira.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Fotos por: antonioprado.rs.gov.br

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram