Feira da trufa branca acontece no norte da Itália

Feira da trufa branca acontece no norte da Itália

Com mais de 600 mil visitantes, a Feira Internacional do Tartufo Branco de Alba é destaque na Itália por conta do turismo cultural e enogastronômico. Na região de Piemonte, destacam-se Langhe, Roero e Monferrato.

De 06 de outubro a 25 de novembro, o encanto das raras trufas brancas é o foco deste evento, que se tornou símbolo de uma rica experiência coletiva que une restaurantes, hospitalidade e o autêntico modo de vida italiano. Para os caçadores de trufas, por exemplo, a Lua é uma parte integrante do caminho de busca: entre as informações úteis para determinar quando e onde encontrar as trufas, as fases lunares marcam um tempo preciso.

Foto por Divulgação / Davide Carletti

A produção de trufas é um evento difícil de prever com bastante antecedência. As chuvas no final do verão frequentemente fazem a diferença, então mesmo que os trifolaos (caçadores de trufas) não se expressem por enquanto, há um otimismo com base na abundante chuva registrada no território durante a primeira parte do ano criando reservas úteis para a formação de organismos de frutificação.

A força da Feira Internacional da Trufa Branca de Alba é ir além de um evento gastronômico “tradicional”, propondo aos visitantes exposições, show cooking, folclore, eventos de rua e caminhos experienciais. A combinação de alta gastronomia e cultura está novamente presente com grandes exposições, variando de arte contemporânea, projetos de design, mas também concertos e eventos literários.

O foco da feira deste ano é o Mercado Mundial de Trufas Brancas de Alba, aberto todos os sábados e domingo, de 6 a 25 de novembro (mais as aberturas extraordinárias de 1 e 2 de novembro). Um espaço único onde os visitantes podem conhecer um trifolao (caçador de trufas) e se encantar com as histórias de um dos produtos mais preciosos da terra e onde é possível comprar uma trufa com segurança e proteção garantida pelo Centro Estudos nacionais sobre trufas. O quilo de uma trufa pode custar entre € 3.000 a € 4.000.

Foto por Divulgação / Davide Carletti

O Alba Truffle Show, espaço dedicado aos shows, conquistou a atenção dos visitantes nos últimos anos. Entre os eventos imperdíveis estão os Foodies Moments, são uma vitrine do gesto criativo que anima as melhores cozinhas do país na criação de pratos em que a Trufa Branca de Alba é a protagonista.

Piazza Risorgimento é o cenário ideal para a exposição “Salotto dei Gusti e dei Profumi”, exposição permanente que celebra a excelência do território piemontês e italiano com degustações e oficinas educativas.

O pavilhão do Alba Truffle Bimbi é projetado para o ensino e para as crianças: guiado por especialistas educadores, crianças e suas famílias são conduzidas em atividades, oficinas e jogos para descobrir natureza, território, cozinha, tradições antigas e muito mais.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / Davide Carletti

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram