Curta Suzano, em sua 2ª Edição, apresenta festival de curta-metragens

Arte, cultura e inclusão. É o que o projeto ‘Curta Suzano’ promete para os próximos dias. Lançado na última quarta-feira (12 de setembro), a segunda edição da mostra levará até domingo (16 de setembro) curtas-metragens para centros culturais do município e escolas da região.  A novidade deste ano é a parceria com a Diretoria de Ensino de Suzano e Ferraz de Vasconcelos.
Em sua segunda edição, o festival recebeu cerca de 470 filmes, sendo 16 selecionados para a mostra competitiva (Panorama Alto Tietê) e 27 para o circuito exibidor da cidade, como centros culturais, CEU Gardênia e diversas escolas da rede pública, com o Panorama Brasil e Mundo.

De acordo o cineasta e um dos organizadores da iniciativa, Escobar Franelas, a expectativa deste ano é superar o número de visitantes e ações no município.  “Depois do sucesso que foi a primeira edição, no ano passado, estamos na maior expectativa, já que em número globais esse ano houve um aumento de 30% no número de filmes inscritos, além da parceria com a Secretaria da Educação, que consideramos o maior trunfo, já que estamos viabilizando essa filmografia toda para o público escolar”, afirma.
A novidade deste ano é que, além do apoio da Secretaria de Cultura, o projeto conta com a parceria com a Diretoria de Ensino de Suzano e Ferraz de Vasconcelos, que deverá passar os filmes da mostra em 62 unidades da rede de ensino das cidades, ou seja, 60 mil estudantes poderão prestigiar os filmes. Para esta iniciativa, foram entregues, durante a abertura do projeto, um DVD para os representantes de cada unidade escolar. Eles deverão utiliza-los para ações pedagógicas de incremento tecnológico educacional.
Na programação deste ano, o evento contará com rodas de conversas, sendo elas, “As mulheres no audiovisual”, que acontece neste sábado (15), às 16 horas no Centro Cultural Francisco Moriconi e roteirista Fernando Bonassi que também fará no domingo, uma roda de conversa, a partir das 18 horas. “Além disso, a mostra terá os seus tradicionais filmes de até 25 minutos e estatuetas confeccionadas pelo escultor Raoni Chaer de Mogi das Cruzes”, destaca o fotógrafo Carlos Magno, um dos idealizadores do evento.
Organizado pela produtora Ateliê de Imagens de Suzano e também pelo coletivo de audiovisual Lentes Periféricas de São Paulo, o festival ‘Curta Suzano’ segue até domingo (16 de setembro) e deverá contar na festa de encerramento com entregas de prêmios para as seguintes categorias:  Melhor Filme, Melhor Filme, Júri Popular, Melhor Roteiro,  Melhor Direção, Melhor Montagem, Melhor Protagonista e Melhor filme estudantil.
Mais informações sobre a programação completa do evento podem ser conferidas no site www.curtasuzano.com.br.

Texto por: Agencia com Edição de Sylvia Falseti

Foto: Divulgação

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram