Conheça a perfumada Grasse na França

Conheça a perfumada Grasse na França

A pequena cidade de Grasse é formada por outros vilarejos que, juntos são chamados de “país de Grasse”. Localizada em uma área montanhosa no sul da França, Grasse apresenta ar medieval e parece ter parado no tempo. Antes dessa enorme fama aromática, a cidade tinha como vocação a comercialização do couro. Até que um dos artesãos teve a ideia de aromatizar um par de luvas de couro que foi vendido a rainha Catarina de Médici, esposa do Rei Henrique II. Esse fato curioso se espalhou na corte francesa, que procurou o artesão para fabricar outras peças nos mesmos moldes. A criação foi tão empolgante e positiva que os outros artesãos viram a possibilidade para tocar a fabricação de perfumes que acabou tornando-se o carro chefe da pequenina cidade.

Foto via iStock por Fyletto

Aliás, Grasse é cheia de graça. Nas pequenas ruas estreitas e de pedras, nas fachadas coloridas e floridas das casas. Nas praças, fontes e nos vários jardins floridos. No cheiro de azeite perto da hora do almoço. É só se perder entre suas ruazinhas e esperar o próximo jato de água perfumada.

Foto via iStock por Fyletto

Para entrar no clima da cidade que representa mundialmente o perfume francês, o centro histórico recebe seus visitantes com leves jatos perfumados. Aromas delicados de Jasmim, mimosa, rosa ou lavanda. Flores que fizeram e continuam fazendo parte da história local. Atualmente são mais de cem  perfumarias em atividades. Para quem curte o universo dos perfumes, é diversão garantida.

Foto via iStock por eyewave

Na Molinard que existe desde 1849, é possível participar do Atelier des Parfums. Prepare o olfato: são mais de 90 essências para testar e escolher apenas 6 ou 7. Com inspiração e a ajuda de um profissional, você sairá de lá com um perfume que é exclusivo, que expressa a sua preferência!. Um número será dado ao seu perfume e sempre que quiser, você poderá encomendar de novo. Já a Galimard oferece um atelier semelhante, com a opção de escolha de frascos elaborados para a sua criação exclusiva.

Foto via iStock por efesenko

Outra visita que vale a pena é o Museu Internacional da Perfumaria que tem a proposta de oferecer uma deliciosa imersão na história do perfume, que remonta 7000 A.C. e percorre o mundo todo através de gravuras, rótulos, frascos e objetos.

Grasse tem também um majestoso passado medieval, provando que o destino não se resume aos perfumes.

Como chegar

Grasse fica a 20 Km de Cannes, sul da França, onde é possível chegar de trem a partir de Paris. Ou então, a opção é o aeroporto de Nice.

O que trazer na mala

Perfumes, sabonetes, azeites e especiarias.

O que mais visitar na região

Cagnes-sur-mer – a menina dos olhos de Renoir.

Quando visitar

As melhores épocas para visitar Grasse é entre a primavera e o verão europeu, portanto entre março e o final de setembro.

Por que visitá-la 

É a capital mundial do perfume. Ir até lá é uma chance de conhecer como as fragâncias são feitas são feitas e claro, produzir a sua própria de maneira personalizada.

Mais informações: www.cotedazur-tourisme.com

Texto por Cláudio Lacerda Oliva

Imagem Destacada via iStock por simongurney

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram