Belo Horizonte recebe festival gastronômico em setembro

Belo Horizonte recebe festival gastronômico em setembro

De berço mineiro, a Plataforma Fartura – Comidas do Brasil ultrapassou as barreiras do estado e já chegou a todo o Brasil por meio da Expedição Fartura, viagens de pesquisa gastronômica que mapeia personagens, produtores, cozinheiros, chefs, receitas, produtos e ingredientes. Elas são a base dos festivais, que também já chegaram a todas as regiões brasileiras.

E nos dias 22 e 23 de setembro, o Festival Fartura – Comidas do Brasil tem sua 5ª edição em Belo Horizonte, na Rua Tenente Brito Melo (em frente à Sala Minas Gerais), com a presença de mais de 70 atrações gastronômicas de todas as regiões do país. Já nos dias 29 e 30 de setembro, é a vez do Festival Fartura – Comidas do Brasil Belo Horizonte Kids, que após a primeira edição com sucesso total em 2017, volta este ano com mais atrações para os pequenos.

No Festival Fartura Belo Horizonte, os visitantes terão a oportunidade de experimentar pratos de chefs, participar de palestras, aulas teóricas e interativas, assistir as cozinhas ao vivo e levar produtos e ingredientes para casa. Além de curtir uma programação artística com shows e performances.

No espaço Chefs e Restaurantes, já estão confirmadas as presenças de Cristóvão Laruça, do Caravela (Belo Horizonte, MG); e Nati Tussi, do Roister (Porto Alegre, RS).  Já o espaço Petiscos, Lanches e Doces tem confirmados: Caetano Sobrinho, do Caê Restaurante e Bar (Belo Horizonte, MG); Elisa Fonseca, do Bar da Lora (Belo Horizonte, MG); Leo Paixão, do Glouton e do Nicolau Bar da Esquina (Belo Horizonte, MG); Talita Avelino, do Ateliê Talita Avelino (Manaus, AM); Heloísa Bacellar, do Lá da Venda (São Paulo, SP); Danielle Dahoui, do Ruella (São Paulo, SP); e Lia Quinderé, do Sucré (Fortaleza, CE).

As aulas do espaço Cozinha ao Vivo já têm a confirmação de Carlos Bertolazzi, do Zena Caffè (São Paulo, SP), com arroz de pato; Eliana Ferreira, do Mercado Ver-o-Peso (Belém, PA), com paella cabocla; e Danielle Thomaz, do Mato Grosso do Sul, com carne de jacaré. O chef Rafael Pires, do Pacco & Bacco (Tiradentes, MG) também participar do espaço.

O espaço Conhecimento terá a contribuição de Joanna Martins, do Manioca (Belém, PA); e de Cesar Adame, de São Paulo, com degustação de cachaças. Por fim, o espaçoInterativo já tem confirmado o chef César Santos, do Oficina do Sabor (Olinda, PE).

A versão kids também conta com essas mesmas atividades, mas com programação pensada especialmente para crianças e famílias.

Este ano, os Festivais acontecem do Sul ao Norte, em todas as regiões do Brasil. Já passaram por Porto Alegre (maio), São Paulo e Tiradentes (agosto) e, além de BH, ainda serão realizados em Brasília (20 e 21 de outubro), Fortaleza (10 e 11 de novembro) e Belém (janeiro/19). A Plataforma Fartura também expandiu suas fronteiras e foi atrás de suas origens, em Portugal. Em novembro, acontece a segunda edição do Festival Fartura – Comidas do Brasil Lisboa.

Festival Fartura – Comidas do Brasil Belo Horizonte       

Data: 22 e 23 de setembro

Festival Fartura – Comidas do Brasil Belo Horizonte KIDS

Data: 29 e 30 de setembro

Horários: Sábado, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 20h.

Local:Rua Tenente Brito Melo, 1090 – em frente à Sala Minas Gerais.

Mais informações em: http://farturabrasil.com.br/

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / ©2017 Nereu JR

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram