Sirolo, na Itália, encanta com praias perfeitas banhadas pelo mar Adriático.

Sirolo, na Itália, encanta com praias perfeitas banhadas pelo mar Adriático.

Itália … conhecer sua história, monumentos, a Toscana com suas paisagens deslumbrantes, a culinária mais apreciada do mundo, o Vaticano, são tantos atrativos que fica difícil montar um roteiro.

Mas esse país tão visitado também guarda pequenos tesouros, cidadezinhas escondidas, mas que deixam maravilhados os turistas mais descolados.

Um desses lugares se chama Sirolo. A cidade está localizada na região de Marche, no lado leste da Itália, banhada pelo mar Adiático e dentro de uma Reserva Natural. É delimitada pelas encostas do Monte Conero, que mergulha diretamente no mar, criando uma aparência única em todo o Adriático

Antiga vila medieval aninhada entre o verde da montanha e o azul do mar e pouco mais de 3 mil habitantes, Sirolo é destino perfeito para viajantes que procuram uma parte mais tranquila do país .

Istock-eddygaleotti

Considerada como a Pérola do Adriático, Sirolo tem sete praias, algumas das quais só acessíveis por barco.

O mar azul-cobalto e o clima ameno são características das praias que têm Bandeira Azul da Europa desde 1994 e que colocam Sirolo entre os primeiros lugares do país reconhecidos pela excelência na proteção do ambiente natural e por ter um dos mares mais cristalinos e transparentes do Adriático.

Foto: Carlos Henrique Pacheco

A  praia mais conhecida é a Urbani, com areia cinza-clara de seixos com um cenário de falésias calcárias e pinheiros. A praia é limitada por uma caverna e um penhasco alto e com o mar calmo pode-se chegar andando à praia de San Michele.

Istock-Isaac74

Você pode acessar esse paraíso parando em uma das áreas de estacionamento de Sirolo e descendo o restante do caminho à pé por uma trilha. No caminho, não perca a oportunidade de fazer uma pausa nas plataformas de observação estrategicamente posicionadas, com vistas deslumbrantes do litoral.

O Mar Adriático circundante é protegido e calmo, perfeito para um mergulho relaxante na baía

istock-Buffy1982

.Uma boa estrutura é oferecida, com espreguiçadeiras, vestiários e alguns restaurantes simples, mas que servem deliciosos pratos de mariscos e peixes, massas e saladas. Claro que um bom vinho da região não pode faltar e os preços não são abusivos.

Se puder, evite o mês de agosto , férias dos italianos, o movimento fica grande. Mas os meses de junho, julho e setembro são ideias para curtir com tranquilidade e ainda tem dias quentes.

À noite, uma caminhada pelo centro histórico, com seus restaurantes de excepcional qualidade e visual deslumbrantes, especializados em peixes e frutos do mar ou Pizzas com grife estão entre os melhores programas.

Texto por: Sylvia Falseti

Imagem destacada: Istock-Buffy1982

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram