Paraíba: 5 destinos para conhecer e se apaixonar

Paraíba: 5 destinos para conhecer e se apaixonar

A Paraíba é um dos destinos mais bonitos do Nordeste brasileiro. Praias, sol, mar azul, boas opções gastronômicas e uma impressionante cultura, fazem do estado um dos mais impressionantes do país.

Listamos cinco lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro pela região. Confira abaixo:

João Pessoa

A capital paraibana é conhecida pela bonita orla tropical e arquitetura colonial portuguesa. As praias são margeadas por um mar azul turquesa e ao redor existem diversas opções de bares e restaurantes. Além da beleza natural, João Pessoa oferece um centro histórico e cultural cheio de atrativos.

Paraíba, João Pessoa
Imagem por Cacio Murilo/MTur

Não deixe de fora do roteiro uma visita ao Farol de Cabo Branco. Além de ser ponta mais oriental do país, é o local mais próximo da África. Em dias claros e bem iluminados, é possível enxergar bem ao longe, outras ilhas que estão fora do território brasileiro.

Cabedelo

O município de Cabedelo, em João Pessoa, é um paraíso para quem busca curtir o litoral da Paraíba. As principais são:  Praias do Dique, Miramar, Ponta de Mato, Formosa, Areia Dourada, Camboinha, Poço, Ponta de Campina e Intermares.

Paraíba
Imagem por Cacio Murilo/MTur

A região também é famosa por suas ilhas, que são ótimas para dar uma escapadinha e curtir momentos mais privados. O Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha é a mais turística. Com 2 km de extensão, o banco de areia está localizado no meio do mar e só aparece quando a maré está baixa.

Entretanto, o local mais turístico da região é o pôr do sol do Jacaré. O evento diário é marcado pela presença do saxofonista Jurandy do Sax que toca o famoso Bolero de Ravel.

Campina Grande

Conhecida por ser palco do maior São João do mundo, Campina Grande, no agreste da Paraíba, oferece muito além da festa junina. O município conta com diversas obras construídas por Oscar Niemeyer, um atrativo totalmente inusitado.

Paraíba
Imagem por Cacio Murilo/MTur

O Açude Velho é o ponto principal da cidade. Sua construção data 1830 e é o centro comercial da região. É ali que está situado o Museu de Arte Popular da Paraíba, carinhosamente apelidado de Museu dos Três Pandeiros. Ele faz parte da Universidade Estadual e é uma das ultimas obras do arquiteto.

Conde

O município de Conde conta com um lindo litoral. Ali, as paisagens são encantadoras e o mar possui águas verdes esmeralda. Em geral, todos os passeios são feito de buggy, já que a estradinha que leva até a praia é de terra.

O cenário é repleto de palmeiras e árvores nativas da região, totalmente paradisíaco. Barra de Gramame é ideal para quem não curte praias que possuem maré alta e agitada.

Paraíba
Imagem por Cacio Murilo/MTur

A praia do Amor, além de paradisíaca é repleta de lendas. Acredita-se que casais que passam pela Pedra Furada de mãos dadas de ponta a ponta da praia, aumentam a durabilidade do relacionamento por uma eternidade.

A mais visitada, no entanto, é a praia de Tambaba. Seu visual é incrível e conta com uma murada alta, possibilitando tirar boas fotos panorâmicas. Uma parte da praia é totalmente voltada ao naturismo. Tire suas roupas por completo e aproveite a natureza em seu estado bruto.

O que comer na Paraíba

Carne de sol é o prato principal da mesa nordestina os a maioria dos restaurantes oferecem diferentes apresentações. Macaxeira é sobrenome e também está presente em quase todas as refeições, sempre acompanhando sua parceira carne de sol.

O rubacão é outro prato que não pode ficar de fora da sua “wishlist” gastronômica. Essa versão do “baião de dois” leva arroz, queijo coalho, feijão-de-corda, carne de sol ou charque – esta ultima tem uma salga maior do que as outras carnes.

A fava também está muito presente na cozinha paraibana. Ela é quase um “tira-gosto”, encontrada principalmente em bares ou restaurantes que fazem happy hour. O prato leva charque, miúdos, linguiça e feijão.

Mais Informações: www.destinoparaiba.pb.gov.br

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via Cacio Murilo/MTur

Outros textos como este podem ser encontrados aqui: https://ikiviagem.com/

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram