Com uma área de mais de 422 hectares, o Oleta River State Park é o maior parque urbano da Flórida. Situado a cerca de trinta minutos do centro de Miami, o parque é um refúgio tranquilo no meio do agito da vida na cidade.
Originalmente a região pertencia à tribo nativa Tequesta, e até 1800 recebia o nome de Big Snake Creek, que abraçava desde o território do Everglades até a Baía de Biscayne. Em 1922, a região foi nomeada como Parque Estadual do Rio Oleta e passou a ser um importante ecossistema protegido pelas autoridades governamentais.

Atualmente, esse oásis natural é perfeito para os amantes de ecoturismo. O local oferece uma variedade de atividades que podem ser feitas em grupos, família, casal ou até mesmo sozinho.
Em qualquer ponto do idílico Oleta é possível observar a cidade e ver como a grande metrópole se integra a natureza. Veja as grandes construções modernas através das copas das árvores e se surpreenda com o azul das águas que cercam Miami.
O que fazer no Oleta Park
Apesar de Miami ser plana e costeira, o parque abriga algumas das melhores trilhas de mountain-bike da cidade. São 24 quilômetros de estrada em diferentes níveis, sendo ideal para iniciantes e experientes.
Aventureiros podem explorar as belezas da vida selvagem e apreciar a diversidade da fauna e flora. Um dos melhores passeios fica por conta da rota Stairway to Heaven, que leva até a melhor vista do Oleta. Os visitantes têm a opção de levar sua própria bike ou alugar uma no BG Oleta Outdoors.

Por estar moldado pela costa, o parque oferece inúmeras opções para aproveitar o mar. Um dos melhores jeitos é o caiaque. Pegue um dos botes e navegue pelos assombreados túneis de mangue e observe a as muitas espécies que utilizam os pântanos das marés para forragear.

Oleta está localizada em uma importante rota de migração de aves, então fica muito fácil encontrar falcões, toutinegras e outras espécies que utilizam a região para caçar e se reproduzir.
Além do manguezal, os remos podem levar até o mar aberto, onde o visitante tem a opção de escolher onde deseja parar. Há três opções: seguir até a Baía de Biscayne; curtir as praias, como a Haulover Beach, famosa por ser adepta ao naturismo; ou, ainda, curtir a Raccoon Island. Este é o local mais tranquilo e refrescante e conta com a presença de vários guaxinins.
A Raccoon Island ainda é ponto de parada de iates, lanchas e jet-skis, uma boa pedida aqueles que possuem algum tipo de veículo aquático. A via intercostal também dá acesso a um píer de pesca. Por ali, é possível encontrar tainha, cabeça de carneiro, tarpão, robalo e pargo. Antes de pescar, é necessário chegar se o píer está aberto. Ele fecha durante alguns meses.

Já a praia de Oleta é uma ótima escolha para quem está em família e possui crianças pequenas. As águas são rasinhas e bem límpidas, além de estarem cercadas de mata e coqueiros que são garantia de sombra.
Fique atento, em algumas ocasiões, se tiver sorte, poderá encontrar um peixe-boi ou um golfinho nadando tranquilamente pelas águas.
Os visitantes podem trazer seu próprio caiaque, canoa ou remo. Caso desejem, há a possibilidade de alugar no parque.
Aqueles que quiserem estender o passeio podem trazer sua barraca e acampar em um dos pontos do parque. O local oferece ótima infraestrutura como cabines, círculos de fogo, pavilhão de piquenique, banheiros, chuveiros, restaurante e estacionamento, além de comodidades acessíveis.
Há, ainda, 14 cabines rústicas que podem ser reservadas através do site: https://floridastateparks.reserveamerica.com/camping/oleta-river-sp/r/campgroundDetails.do?contractCode=FL&parkId=281138
Mais Informações sobre o Oleta River State Park: https://www.floridastateparks.org/OletaRiver
Outras textos como este podem ser encontrados neste link: https://ikiviagem.com/
Texto e Imagens por Carolina Berlato