Brotas recebe festa da astronomia brasileira em julho

Brotas recebe festa da astronomia brasileira em julho

Com o objetivo de celebrar e contemplar os mistérios do universo, a Fundação CEU (Centro de Estudos do Universos) realiza em 20 de julho a Star Party VIII. O evento oferece uma tarde e um pernoite sob o céu estrelado da Estância Turística de Brotas com muita interatividade, palestras e observação das estrelas.

A escolha da data da Star Party VIII não foi ao acaso. A edição foi planejada para comemorar os 50 anos do primeiro pouso da Apollo 11 na Lua, que encantou o mundo em 20 de julho de 1969. “Durante o evento, profissionais da astronomia e áreas afins apresentarão aos participantes o nosso progresso após este marco na história da humanidade. Nossa tecnologia evoluiu muito e o objetivo é compartilhar um pouco desse conhecimento com os participantes da Star Party VIII”, contou Antônio Rabello, diretor da Fundação CEU e idealizador do evento.

O início das atividades será às 13h do dia 20/07, com a abertura dos portões e credenciamento dos participantes. Ao longo do dia serão realizadas palestras com grandes nomes da astronomia brasileira, como o astrofísico Marcelo Rubinho, o Dr. Ivan Lima, que é astrobiólogo Blue Marbel na NASA, e com o Schwarza, do Canal do Schwarza, um dos grandes divulgadores de astronomia, ciência e filosofia para jovens brasileiros.

Foto por Divulgação

Para eternizar o encontro, às 16h30, será realizada a foto oficial do evento e o lançamento de um foguete na base Marcos Pontes, instalada dentro da Fundação CEU. Logo ao anoitecer, ao som de música instrumental orquestrada por Udovic Trio, os participantes poderão montar os equipamentos para contemplar o céu de Brotas. A previsão para a data é ótima. A lua estará cheia, com o nascer previsto para às 21h. E, melhor ainda, a iluminação será de 90,5%, o que proporciona ótimas condições de observação.

Por fim, a partir das 23h, ainda serão oferecidas sessões de planetário na Fundação CEU. Os participantes poderão conhecer um pouco dos trabalhos que a instituição vem realizando ao longo dos seus quase 20 anos de existência, sendo muitos deles premiados internacionalmente nos eventos mais importantes da área.

Vale ressaltar que a Star Party VIII não terá uma programação excessivamente técnica, pois a ideia é unir todos os perfis de público. “Nesta edição, nosso objetivo oferecer informações importantes, muitas curiosidades e diversão, promovendo assim a união entre os participantes e estimulando novos apaixonados por Astronomia. Sem dúvida, essa será uma grande festa para todos”, conclui Rabello.

Star Party VIII 

Quando: 20 de julho

Fundação CEU – Rua Emilio Dalla Déa, s/n, Campos Elíseos, Brotas/SP

Preço: de R$ 40 (meia entrada) a R$ 110. Todas as opções de pacotes estão disponíveis para compra online no site da Fundação CEU.

Mais informações em: www.fundacaoceu.org.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram